• Crack

  • O que é o crack?


    É um subproduto da cocaína. Diferencia-se pelos produtos adicionados à pasta da coca (extraída das folhas da planta Erythroxylon coca). No crack, é adicionado principalmente substâncias alcalinas como o bicarbonato de sódio. E é fumada, ao contrário da cocaína em pó, que geralmente é aspirada pelo nariz ou injetada.


    Por que o uso de crack gera dependência ou “vício”, como dizem popularmente, mais rápido do que a cocaína aspirada?


    Basicamente o que as diferencia é a sua forma de administração. Como o crack é fumado, a substância chega rapidamente na corrente sanguínea. Assim, seu efeito inicia em cerca de 10 segundos e dura no máximo 10 minutos. Então, logo o usuário deseja usá-lo novamente, a fim de conseguir a mesma sensação de prazer, e o risco de dependência aumenta.


    Quando devo internar um usuário de crack?


    A internação está indicada quando o uso de crack está gerando repercussões significativas na vida do usuário, de sua família ou de pessoas com quem convive. Está indicada também quando o dependente está com risco de agressão contra si ou contra outros e com risco de exposição moral (delapidando seu patrimônio, expondo-se em brigas ou sexualmente). Nesses casos, até mesmo a internação involuntária (aquela que o paciente não concorda e a família autoriza) está indicada. Algumas vezes, o dependente de cocaína não se reconhece como tendo um problema, mas já existem motivos que podem levar a indicação de internação como: problemas de saúde, dificuldades laborais significativas ou nos relacionamentos interpessoais.

    www.villajanus.com.br - Todos os direitos reservados. - (51) 3330 1616 - R. Primeiro de Janeiro, 60 - Três Figueiras - Porto Alegre / RS